sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bate Papo com o Meu Amigo Carlos Augusto Matos
1- Quem é Everson Russo? Onde nasceu?
Alguém que tenta se encontrar e se entender a cada dia da vida, cheio de conflitos, e como sempre digo, não acredito no amor, mas não me importo se o amor quiser acreditar em mim, nasci numa cidade chamada Manhuaçu no interior de Minas.

2- Que acha da poesia em si?
A poesia é o segundo, o instante, o momento primeiro do amor, é a mais pura forma de expressar o amor, os sentimentos, os desejos, a solidão, o carinho, a amizade, eu penso que a natureza em si já é uma poesia aos olhos, tudo que se move é poesia, nuvens no céu, estrelas, lua, sol, uma menina com o olhar triste no horizonte,,,pra mim,,,,literalmente tudo é poesia.

3- O que acha do amor?
O amor é um sentimento louco, estranho, perdido, zeloso, fiel, gostoso, perigoso, ainda ando tentando me encontrar no amor, já passei por ele, não deu lá muito certo, mas era muito bom, era um acordar e um dormir sabendo que sua estrela e sua lua estarão na janela, isso é o amor,,,lua na janela.

4- Onde busca sua inspiração? Escreve sempre?
Literalmente em tudo, uma frase num filme na TV, uma palavra numa conversa, mar, sol, lua, loucura, solidão, madrugada, é tudo muito confuso e intenso, nada forçado, mas tudo vem, escrevo sempre sim, mesmo nessa época informática, mantenho meus velhos manuscritos, e a loucura e o vicio são tantos que durmo com uma caneta e um bloquinho sob o travesseiro, e o violão do lado, nunca se sabe quando se pode acordar em alta madrugada com algo na cabeça, e jamais deve se deixar para a manhã seguinte,,,é perder verso na certa, mas fora isso, escrevo em todo lugar que possa vir o verso.

5- Qual o maior poeta nacional?
Sem dúvida nenhuma Renato Russo.

6- Qual a melhor poesia que já escreveu?
“Junho”, ela é pequenina e fala de tudo, da ansiedade que é a vida em busca do amor. E na realidade é uma canção.

7- Qual a diferença do romantismo do passado e o da atualidade?
Bom, tenho 42 anos, e vejo muita diferença nessa minha época, hoje é tudo muito rápido, as pessoas vivem correndo pra tudo, principalmente pra sobreviver, e isso deixou o amor e o romantismo de lado, não se tem mais tempo pra dar uma flor, abrir a porta do carro, sei lá, eu gosto disso, pegar no colo, ouvir e falar, chorar se preciso for,sentir o coração bater bem perto.

8- Existe amor platônico?
Sei não, acho difícil, se uma pessoa gosta,,,mas a outra não sabe, como fica? Como funciona? Eu acredito que o amor precisa do toque, aquela coisa do jardim, se não cuidar,,,morre tudo, mas cada coração sente de uma forma,,,então, talvez pode ser que alguém seja feliz assim,,,é complicado,,,tudo que é amor é complicado.
9- Quais as influências da infância e adolescência que determinaram sua opção pela literatura?
Na verdade não tive muita influencia, tudo começou mesmo foi com a musica, eu pra ser sincero, nunca fui muito de ler livros, mas a musica entrou na minha vida de uma forma meteórica, eu alem de gostar da musica em si, ficava encantado e prestando a atenção nas letras.

10- O que mais lhe agrada na vida?
Depende em que sentido, mas uma mulher bonita me agrada muito, um olhar, um cabelo ao vento, perfume, sensualidade, acho que gosto das musas do amor.

11- Qual é o tema do poeta?
Amor, sempre amor, mesmo que ele tenha dor e solidão, sempre amor.

12- O que anda lendo hoje em dia em relação à poesia?
Hoje, mais velho, leio de tudo que vier, gosto de tudo mesmo,,,falou de amor, falou que é poesia to dentro,,,e indico O Livro dos Dias,,,muito bom (risos)

13- O homem nasce poeta ou se torna?
Sinceramente não sei te responder essa, talvez nasça sim, eu descobri há pouco tempo atrás que meu pai escrevia muito, e mais,,,sobre solidão também, como eu, talvez seja hereditário.

14- Aos que não o conhece, apresente seu livro “Livro dos dias”
O Livro dos Dias fala de amor, sentimentos, solidão, desejo intenso de ser feliz, tem profundidade em tudo, verdade em cada letra, nada em nenhuma pagina que seja é fictício, tudo é real, e posso garantir que nasceu em cada madrugada que vivi e tenho vivido.

15- Onde podemos comprar seu livro?
Por enquanto apenas no email evr.russo@uol.com.br

16- Já ganhou algum prêmio?
Não, na literatura não, nem na musica, ainda sou um principiante, sou pequeno no meio de gigantes, sou uma gota no oceano, mas posso te dizer que o grande premio que cultivo são todos os amigos que fiz através do livro dos dias, o blog, esses moram todos no coração.

17- Última poesia feita?
Essa é uma resposta perigosa, eu digo uma aqui, e daqui a pouco nasce outra, mas até então, “Jardineiro ou Anjo de Amor”.
18- Uma frase sobre o amor?
A poesia é o segundo, o instante, o momento primeiro do amor.

19- Uma música?
Giz do Legião Urbana

20- Projetos para o futuro? Quais?
Escrever um próximo livro, quem sabe um dia poder ter uma canção conhecida pelo mundo.

21- Onde estão expostos os poemas de Everson Russo?
Alem do Livro dos Dias Poesias, também no Livro dos Dias blog WWW.olivrodosdiasdois.blogspot.com

22- O que você acha da realização de concursos entre novos escritores?
Excelente, é uma grande oportunidade pra quem tá começando expor suas idéias.

23- O que você pode sugerir para aqueles que estão se iniciando na literatura?
Bom, em primeiro lugar muito amor pela poesia, isso é fundamental, gostar muito de escrever,,,e acreditar num sonho,,,assim como eu fiz

Participei a convite do meu amigo Carlos Augusto Matos, do blog, "Amanhã ou Depois", http://amanhaoudepois84.blogspot.com/p/coluna-bate-papo-com-o-poeta.html , da coluna bate papo com o poeta, fiquei muito honrado e feliz com o convite, abraços meu querido e muito obrigdo pelo convite e pela sua amizade.

8 comentários:

Glória disse...

Ahhhh, amigo! Que entrevista gostosa! Que delícia conhecer você assim lúcido, sincero, romântico(para variaaar) e humano, aliás, muito humano!
Parabéns, não poderia ser mesmo diferente.
Você é um amor!!!

Beijos e toda sorte do mundo!
Glória, sua amiga pra sempre.

Mary Help disse...

Húmmmmm......vc nesta foto, arrasou!
Muito lindo tb este seu espaço e com a entrevista que ficou muito legal, parabéns!
Ótimo fds e uma Primavera muito florida para vc. Bjux no coração, Mhelp!!!

Daniel Costa disse...

Everson

Tinha lido a entrevista no blog, no original, como em determinada época da minha actividade de jornalista fiz bastantes entrevistas, poderei ser suspeito. Porém achei o papo interessante. O entrevistador deve ter-se preparado a conhecer o entrevistado. Depois teve sorte com este e assim saiu uma entrevista cheia de ritmo e vivacidade.
Entrevistador e entrevistado estão de parabéns.
Abraço fraterno.

Rute disse...

Oi querido amigo,parabéns pela entrevista. Suas respostas , me fizeram conhecer umpouquinho mais de ti.Carlos,fez ótimas perguntas e você respondeu de uma maneira clara e objetiva.
Beijos, ótimo final de semana

carol sakurá disse...

Adoro e aprendo a linguagem literata com o poeta.
Sabe trazer versos com tons realistas,mas sempre românticos.
Ate mesmo a melancolia é boa de sentir com seus poemas,que sempre quebram a expectativa e nos fazem sonhar.
Bjs,meu amigo Poeta!

IT disse...

Adorei!
Será sempre honra, prazer conhecer pessoa linda assim como vc, poeta. Senti nas suas palavras; sinceridade,delicadeza, carinho e sobretudo amor por toda poesia que sai do seu lindo coraçao.Parabéns menino! encantada com o poeta e amigo. A foto hummm!você sabes que gostei!rsssssss
Super elegante! dentro desta camisa branca.rssss
(não ri não,ah já está rindo de IT)
Verdade! bela escolha no post da entrevista.
Parabéns estensivo ao(s) organizador(es) da entrevista.

Com admiração, forte abraço de IT.

Pelos caminhos da vida. disse...

Estive lá para ver sua entrevista amigo e adorei te conhecer mais um pouco.

Uma boa semana.

beijooo.

Por que você faz poema? disse...

Às vezes as perguntas dizem mais do que as respostas.